As aulas de Percussão Árabe pretendem proporcionar a todos os participantes o conhecimento em maior profundidade acerca do ritmo e dos ritmos que constituem o vocabulário da percussão do Norte de África e Médio Oriente.
O estudo da Percussão Árabe compreende os seguintes instrumentos: Darabouka, Daf, Riq e Sagate.
Inclui posicionamento, conhecimento e prática dos ritmos egípcios tocando, em grupo ou a solo, algumas peças musicais. O improviso também será desenvolvido.
Pretende-se a participação em espectáculos e eventos culturais, bem como o eventual acompanhamento de aulas de dança com música ao vivo. Estas aulas regulares destinam-se a amantes de Percussão Árabe e ainda a professoras e alunas de Dança Oriental.
Sobre Américo Cardoso (o Professor):
Inicia-se aos 12 anos na Orquestra Preparatória de S. Paulo – Almada. Durante 4 anos faz estudos de Percussão Clássica no Conservatório de Lisboa. Frequentou a Escola de Jazz do Hot Cub onde fez o curso de Introdução à Música do séc. XX e Composição Contemporânea. Entre muitos outros, estudou com o baterista e percussionista Han Benink – Fundação Calouste Gulbenkian; com o bailarino e percussionista egípcio Shorky Mohamed; e com o prestigiado percussionista e compositor para Dança Oriental Hossam Ramzy.
Em 1997 fundou o grupo Al-Madan e tem também realizado concertos a solo de Percussão Árabe. Profere várias conferências acerca da temática medieval e lecciona inúmeros workshops de Percussão Árabe. Compôs ainda temas para percussão-solo como base na música árabe, mediterrânica e medieval.
Informações e inscrições através do e-mail ou contactando a ART.
Horários:
Sexta, 18h – 19h
Local:
LAGAR
Antigo Lagar da Quinta de S. Vicente,
R. Prof. Francisco Gentil 33,
1600-622 Lisboa
(ver no mapa)

