Ser feliz em Telheiras
Promover o Bem-estar psicológico e a saúde mental
Redesenhar o papel da ART para uma resposta atualizada às necessidades dos tempos atuais, sem deixar de valorizar as memórias acumuladas, que permitem a cada geração saber interpretá-las e acrescentá-las.
A nova direção da ART* pretende manter as atividades que estão a decorrer na ART mas quer continuar a promover o desenvolvimento de outras iniciativas, no âmbito de uma participação ativa e responsável, que corresponda aos princípios e objetivos desta Associação.
Nomeadamente:
- Manter e aprofundar as redes de convergência comunitária no sentido de valorizar todas as iniciativas que visem os mesmos objetivos, e correspondam a uma mais-valia para o Bairro.
- Criar novas parcerias, com fim a melhorar a qualidade de resposta às necessidades.
- Procurar meios de financiamento e apoios para prossecução de alguns projetos.
- Utilizar todos os recursos existentes no Bairro, rejeitando o princípio do desperdício material e intelectual vigente, numa perspetiva integrativa total de espaços, equipamentos e conhecimento.
- Criar Programas, com valor pedagógico, para grupos específicos de cidadãos.
Tornar o Bairro de Telheiras mais Feliz!
Transformação de ESPAÇOS, PESSOAS e VIVÊNCIAS
Transformação de ESPAÇOS
Espaços Verdes
Limpeza, Ajardinamento, Equipamentos, Envolvimento Comunitário.
A partir de investigações e estudos desenvolvidos, surgiu em 1982 a Teoria das Janelas Quebradas, desenvolvida por dois cientistas, James Wilson e George Kelling (Universidade de Standford, EUA).
Esta interessante investigação veio demonstrar que uma janela quebrada é capaz de desencadear os mesmos comportamentos de violência roubo e vandalismo, independentemente dos bairros em que se encontrem. Uma janela quebrada, sem a devida reparação ou responsabilização, transmite uma imagem de deterioração e negligencia que leva ao desprezo da lei e das normas de convivência, convocando outros comportamentos de destruição e desleixo, e reafirmando a ideia de um lugar “sem lei”, gerando-se assim um ciclo vicioso.
Ficou provado que a qualidade do ambiente em que vivemos tem grande influência sobre os nossos comportamentos e atitudes. E que todas “as janelas quebradas “precisam de ser consertadas de forma rápida e efetiva. Nova Iorque é um exemplo em que a adoção destas estratégias resultaram numa enorme redução da delinquência e do crime na cidade.
Em Telheiras torna-se imperioso cuidar dos bens públicos, com limpeza, jardinagem e manutenção do equipamento público, nomeadamente os bancos de jardins, as placas de nomenclatura de ruas, entre outros.
Promover o envolvimento da população ajuda a desenvolver um sentimento de pertença e de ação comum para uma cidadania mais ativa e responsável que pode ter especial impacto nas faixas etárias mais jovens e nos aposentados. Propomo-nos:
- Criar um Clube ou Grupos de Jardinagem que seguindo as orientações da Autarquia possam colaborar, na manutenção e ajardinamento de alguns canteiros. Pretende-se também, valorizar o valor da ética do cuidar do bem comum e do outro.
PESSOAS
Promoção da SAÚDE MENTAL (Em parceria com Universidades Portuguesas e estrangeiras, e outros afins).
- Crianças – Programas sobre a regulação emocional e desenvolvimento do foco. (Pais, professores e crianças). Colaboração na recuperação de aprendizagens escolares.
- Pais e cuidadores – A educação e o papel dos pais no desenvolvimento e maturação neuronal da criança.
- Adolescentes – Programas de desenvolvimento social e emocional dos jovens. Ações de formação.
- Idosos – Programa de apoio aos idosos (relacionamento terno em: casa, café, cinema, consultas, entre outros). Voluntariado Jovem (formação prévia em parceria com universidade).
Prevenção
- Sinais de stress emocional, ansiedade e depressão.
- Como evitar o agravamento dos primeiros sintomas.
Prevenção da disfunção cognitiva ao longo da vida (memória, mobilidade, isolamento)
- Programas específicos
- Passeios Terapêuticos (Jardins de Telheiras)
VIVÊNCIAS
Iremos desenvolver esforços junto da autarquia para a instalação de um Quiosque, próximo da ART. A colocação de pequenas bibliotecas de troca em algumas zonas do jardim e placares informativos. A utilização de edifícios da autarquia que se encontram devolutos, neste bairro, e que são de interesse público.
Consoante as características do espaço, desenvolver:
- Atividades para a comunidade-Apoio às famílias jovens, crianças, adolescentes e idosos.
- Ações In/formativas para uma cidadania ativa e responsável.