Avançar para o conteúdo

CoroART

    Coro da Associação de Residentes de Telheiras

    UM BREVE HISTORIAL 

    O CoroART nasceu em 1990, tendo sido uma das primeiras actividades da recém formada Associação de Residentes de Telheiras.

    A sua primeira apresentação pública teve lugar no Natal de 1990 pelos cafés de Telheiras, numa intervenção com música alusiva à época.

    Desde a sua fundação e até Maio de 2006 esteve-se sob a Direcção do Maestro José Leonardo.De 2006 a 2014 segue uma nova orientação sob a direcção do Maestro Luís Almeida, acrescentando ao seu repertório peças de música  contemporânea,  ligeira e outras experiências .

    Desde 2014, passou a ser dirigido pela Maestrina Sara Afonso que, desde 2018, é secundada pelo maestro assistente/pianista Pedro Ramos.

    Actua normalmente em Telheiras, no Lumiar, mas também na zona de Lisboa ou noutros locais do País.

    Atualmente tem cerca de 20 elementos, cantores amadores, que ensaiam uma vez por semana no Centro Comunitário de Telheiras às 3ªf das 21h00 às 23h00.

    O seu repertório inclui música polifónica dos Séculos XV a XVII, estilizações da música popular portuguesa, musicas sefarditas de compositores contemporâneos, músicas corais de diferentes países, músicas de filmes, canções ligeiras e populares, peças corais dos compositores “clássicos”, de compositores contemporâneos, jazz e muito mais!

    Horários:

    Terça-feira, 21h30-23h30

    Local:

    Cento Comunitário
    (R. Prof. Mário Chicó)

    Quem nos conduz

    Sara Afonso 

    Estudou piano e técnica vocal no Instituto Gregoriano de Lisboa e fez o Curso de Canto na Escola de Música do Conservatório Nacional. Apresenta-se regularmente como solista em ópera, oratória e em recitais. Para além da Direção do CoroART, colabora pontualmente com outros grupos, dinamizando espetáculos e atividades de expressão e educação vocal. 

    Pedro Ramos 

    É licenciado em Classical Composition pela Manhattan School of Music. Dirige os Lisboa a Capella, que fundou em 2012. Estudou piano com Artur Pizarro, Carla Seixas e Lisa Yui. É pianista correpetidor do Coro Gulbenkian. Integra formações de câmara, como o Trio Tarantella. É maestro assistente do CoroART e coordenador da Temporada de Concertos Antena 2. 

    Atividades

    Tem participado em inúmeras actividades levadas a cabo em Telheiras, bem como em iniciativas promovidas pela Junta de Freguesia do Lumiar, onde se incluem o Festival MuDança (2001, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2008), Concertos de Natal (2003, de 2008 até à actualidade, só interrompido em 2020), Festas do Lumiar (2002, 2004), Sessões Comemorativas dos 748° Aniversário (2014) e 750º Aniversário da Freguesia do Lumiar (2016). 

    Na sua participação em iniciativas da Câmara Municipal de Lisboa incluem-se: Animação de Natal na Baixa Chiado (2003), Inauguração da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro (2003), Animação de Natal na Baixa Chiado (2004), Concerto no Chiado, promovido pela Rede das Bibliotecas de Lisboa (2014), Encontro de Coros da Primavera, organizado pelos Serviços Sociais da CML (2014). 

    Em 2015, ano do seu 25º aniversário, o CoroART foi agraciado com a Medalha de Honra da Freguesia do Lumiar, entregue na Cerimónia de Comemoração do 749º aniversário da Freguesia. 

    Actividade recente 

    Como aconteceu de um modo geral a todos os grupos semelhantes, o CoroART foi afectado pela pandemia, em particular pelos períodos de confinamento, durante os quais continuámos com ensaios “virtuais”, usando a ferramenta informática Zoom. Uma demonstração dessa nossa actividade confinada pode ser vista na ligação 

    Logo que foi possível e seguro, regressámos aos ensaios presenciais, primeiro com máscara, e depois “normais”. 

    No ano 2022: 

    • Participámos na gravação para o programa “A música portuguesa a gostar dela própria” (17 Maio) – a solicitação da JFL. 
    • Realizámos um ensaio aberto no Lagar de Telheiras, integrado no Festival de Telheiras (31 de Maio). 
    • Fizemos o nosso concerto de Verão “Música com a assinatura de Mozart” no Auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro (3 de Julho).  
    •  Participámos nas XVI Jornadas Histórico-Culturais do Lumiar (15 de Outubro) – a solicitação da JFL. 
    •  Cantámos no Magusto organizado pela parceria de Telheiras (12 de Novembro) 
    • Demos um concerto no Colóquio Internacional Luso-Brasileiro (25 Novembro) – a solicitação da JFL. 
    • Participámos na Festa da ART (10 Dezembro) 
    • Fomos parte do  Concerto de Natal (18 Dezembro) – a solicitação da JFL. 

    No ano 2023: 

    • Participámos no Concerto de Reis, na Igreja da Ameixoeira, com o ‘Coro Comunitário – QuemCanta’ (7 Janeiro). 
    • Organizámos (e fomos parte de) o  Concerto Imprevisto, juntamente com os coros ‘Vozes da Terra’ e ‘Coro e Meio’, na BMOR, Telheiras (30 Maio). 

    Redes sociais:

    Verified by MonsterInsights